Escolha o pneu certo para o terreno correto

O pneu do seu carro é uma peça durável, e escolher o tipo certo de pneu pode ajudar a evitar o desgaste prematuro dessa parte importante do seu veículo e garantir sua segurança e conforto ao dirigir.

Escolher o modelo e tipo errado pode causar sérios problemas na suspensão do carro, caixa de direção, terminais e vários outros componentes, afetando a condução do carro, principalmente com risco de vida. Sendo assim, hoje iremos mostrar como escolher o pneu certo para o tipo de terreno correto.

Quando os pneus do carro devem ser substituídos?

Os pneus do carro devem ser substituídos sempre que se desgastam fora da curva normal de desgaste. Além disso, alguns hábitos preveem o momento da troca, como o tipo de pneus utilizados, a estrada em que o motorista está e a forma como ele conduz o veículo (partida, frenagem, curvas, etc.).

O principal critério para saber como esses itens estão se desgastando é por meio do TWI (Tread Wear Indicator), que em português significa Indicador de Desgaste da Banda. É uma saliência de borracha que fica na ranhura do pneu e tem 1,6 mm de altura. A marca aparece por escrito – TWI – ou desenhando um triângulo.

Quando atinge seu limite, apresenta desgaste máximo, que é quando os pneus de um carro são chamados de “slick” ou “carecas” – o que compromete a segurança do veículo e aumenta a chance de derrapagens.

Tipos de pneu

Pneu correto
Foto: Pixabay

Ao saírem da montadora, os veículos já saem com pneus novos e com as medidas corretas. Dependendo do modelo eles visam o conforto, o desempenho e a estética, o que são muitas vezes características opostas. Por essa razão, é melhor determinar qual a finalidade é mais necessária para você. 

Lembre-se de consultar um profissional ou locais especializados como a Casa Grande Pneus, por exemplo, para o dimensionamento adequado.

Há muitos recursos a serem considerados ao escolher um pneu. A altura da parede lateral ou o perfil do pneu podem mudar completamente o comportamento do seu veículo. A escolha errada pode agravar sistemas mecânicos e assim causar diversos desconfortos ao dirigir e, o mais grave, causar sérios acidentes.

Pneus de perfil mais alto são mais confortáveis ​​porque absorvem mais os impactos dos solavancos da estrada. Sua perda de desempenho é refletida principalmente nas curvas, pois elas se dobram mais e eventualmente se deformam com as forças laterais, mudando a orientação do carro para o que é chamado de ângulo de deriva.

Os pneus de perfil baixo, normalmente usados ​​em superesportivos, são construídos para tirar o melhor proveito do carro. Sim, eles são menos confortáveis ​​e mais propensos a cortes e rasgos e também são mais ásperos, o que os tornam mais barulhentos. No entanto, são os melhores em curvas e parecem ser muito bons em rodas acima de 15 polegadas. 

Quanto menor a altura lateral, menor a deformação do pneu e mais o carro fica nas mãos do motorista nas curvas. Sim, eles são bons, mas se o objetivo é passar por ruas esburacadas e estradas de terra todos os dias, não pense em colocar quatro deles em seu carro.

Pneus Slick, sem ranhuras, utilizados em carros de corridas são bons se você estiver dirigindo em superfícies lisas e sem chuva. As ranhuras ou sulcos são essenciais para a drenagem e para aumentar a aderência do pneu em pistas com muitos detritos.

Em dias de chuva, um milímetro de profundidade de água sobre o piso pode fazer uma grande diferença. Por isso é importante trocar os pneus antes da estação chuvosa na região em que você mora. 

Ranhuras mais largas e profundas garantem maior tração na chuva e reduzem o risco de derrapagens, enquanto ranhuras mais rasas melhoram o desempenho em superfícies secas, garantindo uma maior área de contato entre o pneu e a estrada.

Aqui estão alguns passos para escolher o pneu certo

Acompanhe para ver como escolher o pneu certo e o que o INMETRO fornece de nomenclaturas para esses pneus.

Identifique o tipo do seu carro

Existem pneus ideais para cada tipo de carro. Então, primeiro você precisa saber qual é a classe do seu veículo. Os pneus possuem códigos escritos na lateral junto com medidas para indicar para qual tipo de carro eles são indicados. Confira:

  • P: indicado para carros de passeio; 
  • LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos); 
  • ST: recomendado para reboques e motorhomes;
  • C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Encontre informações no manual do fabricante do veículo

Procure sempre informações no manual do seu veículo. Ele mostrará as principais características do pneu correto para o seu veículo, como largura, tamanho e pressão ideal. 

O não cumprimento das especificações do fabricante pode causar sérios danos ao sistema de suspensão e direção, além de aumentar o risco de acidente. Esses componentes são projetados para suportar uma certa quantidade de força, e o uso do pneu errado pode exceder os limites de teste do fabricante, causando desgaste e uma possível quebra.