Pontos positivos ao comprar um carro novo, seminovo ou usado

Comprar um carro é sempre uma decisão importante. Estudar as opções, ver os preços, analisar os modelos disponíveis dentro do orçamento estabelecido para a compra do bem, além de saber se vai optar por um veículo novo, seminovo ou usado são decisões que devem ser tomadas antes ou durante a análise de compra, assim não se arrependerá após fechar o negócio.

As três opções de compras, ou carros novos, ou veículos seminovos, ou usados, possuem vantagens e desvantagens. Comprar um veículo novo, por exemplo, possui a vantagem de ser você o primeiro a dirigi-lo, tem garantia de fábrica, entre outras. A principal desvantagem desses veículos é a desvalorização do modelo, que acontece assim que ele sai da concessionária.

Já os carros usados ou seminovos possuem a maior vantagem de ter um preço mais acessível em relação aos novos. Outra vantagem é que a  maioria dos veículos seminovos possuem mais acessórios.

Porém, como nem tudo são flores, a maior desvantagem desses veículos é a perda da garantia na maioria das vezes, além dos possíveis problemas que podem surgir com pouco tempo de uso. Entretanto, é possível comprar alguns veículos nessas condições com garantia. Os seminovos na Noxcar, por exemplo, possuem garantia de procedência. Sendo assim, opte sempre por comprar em lojas que forneçam essa comodidade.

Vantagens e desvantagens do carro novo

Carro novo
Foto: Pixabay

Todos os pontos positivos e negativos para cada tipo de carro devem ser considerados. Quanto mais informações você coletar, mais confiante será sua decisão final. Considerar qual carro comprar é uma forma de tentar acertar no modelo, economizar uma grana e ainda usufruir do que o carro oferece. Assim, veja como escolher entre o usado, seminovo ou o carro zero. Acompanhe abaixo!

Vantagens do carro zero

O primeiro ponto positivo é que você será o primeiro proprietário, ou seja, é um carro sem vícios e até com o famoso “cheiro de carro novo”. Como você é o primeiro proprietário do veículo, não há desgaste em nenhuma parte do veículo.

Essa é uma vantagem considerável, já que você não precisa trocar itens por um longo período de tempo. O carro zero também não precisará ir a uma oficina mecânica por um bom tempo, já que demora mais para que surja algum problema. Certamente, existem exceções, mas na maior parte dos casos um carro zero funcionará por anos até que um mecânico descubra algum problema.

Outra vantagem é que o carro novo conta com a mais recente tecnologia do mercado. De fato, o carro oferece recursos mais interessantes, como painel multimídia, sensores de movimento e até conexão à internet, entre outros.

Desvantagens do carro zero

Embora existam poucas desvantagens em comprar um carro novo, isso não significa que não haja nenhuma. Primeiro, assim que o carro sai da loja, ele sofre uma enorme desvalorização.

Portanto, na hora da venda, mesmo que valha mais do que o seminovo ou usado, nunca chegará nem perto do valor original. Para tornar essa desvantagem ainda mais acentuada, ele perde uma média de 33% de seu valor nos primeiros anos. Em alguns casos, essa desvalorização nem demora tanto.

Abaixo, veja todas as principais vantagens que um carro seminovo ou usado possui!

Grande desconto no preço de compra

Em muitos casos, o preço é o fator decisivo na compra de um veículo. Nesse aspecto, os carros seminovos ou usados levam vantagem, pois o mercado oferece carros ​​mais potentes, avançados e equipados pelo mesmo preço de um carro novo.

Isso porque, no momento em que o carro sai da concessionária, nos primeiros anos de uso já sofre a pior perda de valor devido à depreciação. Normalmente, ele se deprecia em 20% no primeiro ano e cai para 10% nos próximos dois anos. A partir daí, a depreciação fica entre 5% e 7%.

Se você é uma daquelas pessoas que precisa trocar de carro com frequência,  perderá muito dinheiro investindo sempre em um carro novo. Com muito pouco tempo para um carro novo, a alta depreciação dos primeiros anos pesa no orçamento. Então, um carro novo é melhor para quem pretende ficar com ele por pelo menos 3 ou 4 anos, quando a depreciação começar a se estabilizar.

Taxas e Impostos

Quem compra carros seminovos ou usados ​​também pode economizar na documentação do veículo. Registrar um carro 0km pode custar cerca de R$1.200,00  em determinados estados. Na compra de um carro usado, por exemplo, basta transferir os documentos. As taxas começam em torno de R$120,00 e o processo pode ser feito em qualquer Ciretran ou Detran.

O consumidor tem mais facilidade em suas compras nas negociações entre pessoas físicas. Outro ponto interessante é que os carros seminovos ou usados ​​podem ter o seu IPVA já pago, dependendo da época do ano. O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) equivale a 4% do valor de um veículo movido à gasolina e 3% do valor de um veículo flex.

Antes de concluir uma negociação, analise as vantagens e desvantagens na hora da escolha do veículo que deseja adquirir. Boa compra!